Pular para o conteúdo principal

Kitto - Tragédia Grega, Estudo Literário. Vol. 1. Cap IV p. 179-216

Kitto, H. D. F. Tragédia Grega. Estudo Literário (I Volume). Trad. Dr. José Manuel Coutinho e Castro. 3ª ed. Coimbra: Editora Arménio Amado, 1972, p. 179-216. Capítulo IV - A arte dramática de Ésquilo.

Resumo: Apresenta as características básicas das obras e personagens de Ésquilo, construindo traços interpretativos de sua dramaturgia.

Resumo Analítico/Esquema:

  1. Comparando os três grandes dramaturgos, Ésquilo, Sófocles e Eurípides, com a “receita” sobre a criação de uma boa peça fornecida por Aristóteles: deve-se considerar com cautela as ‘inadequações’ das obras dos autores, inclusive por como foram considerados em sua própria época – grandes obras de grandes artistas.
    1. Dizer que toda grande arte é intertemporal é um equivoco e precisa de ressalvas. A ausência de determinadas informações e os preconceitos, por exemplo, podem levar o observador-crítico a conclusões impróprias.
    2. A diferença histórica entre as obras e os críticos é um fator muito ignorado, mas que já não se justifica mais. Já não se deve mais cair no erro de considerar a perspectiva e sua contemporaneidade como universais ao ler uma tragédia (seja Ésquilo ou Shakespeare). O pano de fundo das obras tem seu próprio tempo e para entendê-las da melhor forma possível é essencial compreender os pressupostos e crenças de sua época. E isto é necessário para permitir um aprofundamento no entendimento da grandeza das tragédias, antes de tentar julgá-las somente nas medidas aristotélicas sem considerar circunstâncias históricas e culturais distintas.
    3. A caracterização da personagem em Ésquilo não é mais importante do que o que está acontecendo na peça. Sua tragédia deve ser vista como uma unidade e não como fragmentos de personagens não tão bem delineadas. Em outras palavras, a personagem é o que precisa ser para a peça, e não o contrário. “Não são as personagens que formam o enredo tanto em Ésquilo como em Sófocles” (p. 194).
    4. Orestes: as únicas fontes de informação sobre a imagem do herói não provém da delimitação de seu caráter e nem mesmo apenas da certeza de sua missão, mas do papel que lhe cabe na tragédia.
  2. Em suas tragédias Ésquilo serviu-se dos mitos e dos pressupostos compartilhados que continham para construir seus enredos. “Serviu-se” porque, diferente dos dramaturgos inferiores, Ésquilo reconstruiu suas fontes, remodelou-as, de forma a dar corpo a seu pensamento. Ele utilizou dos mitos na medida em que lhe servia para transmitir as mensagens de seu interesse, alterando e descartando o que não fosse necessário.
    1. Exemplo: a alteração da razão à ira de Artémis. No mito diz respeito apenas à conduta de Agamêmnon, que enfurece a deusa ao caçar e abater uma de suas corças quando a frota grega pousava em Áulis. Contudo, na tragédia escrita por Ésquilo, Artémis pede o sacrifício de Ifigênia na forma de uma punição pelos crimes que ainda serão cometidos por Agamêmnon e pelos gregos na Guerra de Tróia.
    2. Na Orestéia não é a configuração da história (especialmente a história da maldição) que deu a configuração da trilogia. Nesta perspectiva, Páris e Helena, Ifigênia e Cassandra, seriam elementos “extras” ou apenas necessários de se mencionar por força do mito – apêndices inconvenientes por força da lógica da história. Mas não é simplesmente a narrativa que interessa à Ésquilo. O enredo, principalmente em Agamêmnon, não é centrado nos acontecimentos, mas sim na construção de uma idéia, no caso a mensagem da Dike – dos atos criminosos e seus castigos conseqüentes.
    3. Ésquilo não se preocupa em delinear cada uma das personagens, mas sim de colocá-las onde são adequadas segundo a lógica de sua mensagem, e é a ela que quer a atenção do público. A Orestéia é um drama de deuses e homens, não de alguns indivíduos e suas relações complexas – por isso delineações maiores sobre os personagens seriam detalhes não necessários que desviariam o interesse e a atenção do que realmente se queria dizer.
    4. Pelo mesmo motivo Ésquilo mantém certa distância das personagens entre si, não dando tanta atenção às saudações e despedidas. O dramaturgo não acrescenta no enredo ações que não sejam relevantes para a construção de sua idéia.
  3. A natureza do drama de Ésquilo não é sobre narrativas históricas ou dramas individuais, mas sim de “verdades fundamentais do universo humano” (p. 203), tematizando homens e deuses. A representação dramática de Ésquilo é característica por tornar visíveis verdades e concepções básicas, exprime seus pensamentos e idéias na forma dramática por meio da representação. Ele utiliza todos os recursos que dispõe, seja enredo, ritmo, poesia, musica, dança ou figurino, tornando-os uma unidade para transmitir sua idéia.

Mais comentários podem ser adcionados ao final da postagem, com questões a respeito dela.

Comentários

  1. Olá, Fernanda. Em primeiro lugar, queria dizer que gostei da sua resenha. Nunca li o livro do Kitto, mas ficou bem organizado. Parabéns. Em segundo lugar, queria saber se você tem alguma consideração crítica sobre o que o Kitto trata nesta caracterização geral da Orestéia. Chamou-me especialmente a atenção o distanciamento entre os personagens. Alguma ideia? Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Deb,
    Por enquanto, apenas idéias, sem boas bases de discussão. Mas pretendo acrescentar essas questões conforme meus avanços com o assunto n.n
    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kalé Tyche!

"A Fernanda me falou faz pouco tempo da vontade que tinha de iniciar um blog. Acreditem ou não, o único receio dela era não ter o que escrever ou não contribuir tão bem quanto poderia. Tudo bem, perfeccionismo faz parte do charme dela, é o que mantém sua inteligência em níveis aceitáveis de modéstia, então não vamos mexer nisso. Para nossa alegria, contudo, consegui convencê-la do contrário. Foi a maneira que encontrei de estimulá-la a apresentar-se ao espaço público e emitir suas opiniões, dividir suas leituras, suas pesquisas, suas idéias. Ela diz que o nome do blog, algo como “Jardim da Discípula”, é uma homenagem a mim e a todos os seus outros mestres, mas tenho lá as minhas dúvidas sobre a veracidade dessa explicação. Para mim, o que o nome significa é que ela tem cultivado dentro de si, como belas flores, várias idéias próprias, regadas continuamente, tratadas com carinho e cuidado, que agora querem abrir-se e mostrar-se, para polinizar outras mentes. Ela está abrindo ao púb

( I / IV) "Hamlet and Orestes", de Jan Kott

Hamlet and Orestes Hamlet and Orestes Bibliografia: KOTT, J. Hamlet and Orestes . Trad. Boleslaw Taborski. In. Publications of the Language Association of America . Vol. 82, No. 5, 1967, p. 303-313. [1] Esta será uma série composta de quatro postagens a respeito do artigo “Hamlet and Orestes”, escrito pelo teórico e crítico polonês de teatro Jan Kott. A divisão das partes aqui usada é a que foi feita pelo próprio autor, nas quais discute: (I) A tragédia como situação, os mitos sob a leitura de Lévi-Strauss, os conjuntos que a tragédia contém, a liberdade e o destino do herói trágico; (II) A comparação das histórias que antecederam as tragédias da Orestéia e de Hamlet, as diferentes versões de Hamlet e de Orestes, a estrutura básica do enredo de Orestes e de Hamlet, as previsões duplas e a relação entre passado, presente e futuro nas tragédias; (III) A dupla imagem do rei na tragédia – como parte interna e externa da sociedade - e a movimentação dos heróis trágicos – as personage

A DUPLA MOTIVAÇÃO ENTRE ÁGAMÊMNON E ZEUS NO SACRIFÍCIO DE IFIGÊNIA

Segue abaixo o meu ensaio produzido para a matéria, Mito e Engano: a Ate na Ilíada, acompanhada na pós-graduação de Letras Clássicas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. INTRODUÇÃO No presente trabalho pretendemos analisar com brevidade o fenômeno da dupla motivação presente nas ações de Agamêmnon na tragédia de mesmo nome, primeira da trilogia da Orestéia, de Ésquilo. A passagem referente ao presságio das águias e da profecia reveladora de Calcas, em conjunto com os contornos do sacrifício de Ifigênia, tal como apresentados por Ésquilo, servirão de fundo para o estudo deste fenômeno construído na tensão entre determinação divina e autonomia das ações humanas. Agamêmnon, general do exército e sob o titulo do rei dos reis, reúne os gregos para a guerra contra Tróia. Está sob o juramento de seu cetro e deve seguir com a Justiça de Zeus pela vingança contra Páris e todo o povo de Príamo. Contudo se encontra incapaz de prosseguir, preso no porto de Áulida. Ártemi